RESENHA: M3GAN

 

Assisti com minha amiga tratante que finalmente tirou um tempo para mim depois dos 500 bolos que ela tinha me dado, e acredito que ambas nos divertimos muito vendo essa boneca ChatGPT assassina infernizando a vida dos humanos.

O filme é bem visionário e trouxe muito bem o tema de tecnologia e IA, e eu, honestamente, não duvido que uma M3gan possa ser criada em breve. E nem falo no sentido de ser uma boneca e afins, mas no quesito de uma IA fora de controle.

Nesse filme, temos a querida atriz de Corra! e The Perfection (esqueci o nome, mas é uma nepobaby famosinha) interpretando Gemma, uma cientista muito inteligente que trabalha com tecnologia, programação e o caramba a quatro. Ela está desenvolvendo algo super inovador: uma boneca realista equipada com inteligência artificial de última geração, que pode se tornar amiga e ajudar a cuidar de crianças.

Paralelamente, temos a sobrinha de Gemma, uma criança chamada Cady, que perde os pais em um acidente de carro e acaba indo morar com a tia. Cady está toda depressiva e de luto com a perda dos pais. Gemma, apesar de ter levado um esporro do chefe no trabalho ao apresentar o projeto da M3gan, decide finalizá-lo e usar a sobrinha como cobaia, assim matando dois coelhos com uma cajadada só: dando uma amiga para a sobrinha triste e apresentando o projeto ao mundo.

A M3gan é assustadora, mas, ao mesmo tempo, fascinante. O fato de ela passar a maior parte do filme sem expressão alguma é perturbador, e, quando ela expressa alguma emoção, dá para ver que é algo forçado.

A conexão emocional que Cady cria com a boneca é muito interessante e levanta debates sobre o futuro da IA com crianças.

O dever de M3gan é cuidar, proteger e ensinar Cady, mas ela leva isso ao extremo, começando a eliminar qualquer ameaça que chegue perto da menina (se tornando uma boneca assassina).
M3gan vai adquirindo cada vez mais consciência, criando planos inteligentíssimos e mirabolantes, e se auto enriquecendo de informações e conceitos, até se tornar um ser independente.

Achei o final fraco, precisavam encerrar o filme e fizeram qualquer coisa.
Porém, a última cena do filme é muito boa e deixa a gente com um ar de “hmmmm, ferrou.”

#m3gan






Comentários