RESENHA: GAROTOS DE PROGRAMA (FILME)

 

Garotos de Programa 1991 - My Own Private Idaho

“Esta estrada nunca terá fim. Provavelmente vai para todo o mundo”.

Um filme gay onde o “casal” principal é protagonizado por Keanu Reeves e River Phoenix, o que poderia dar errado?

TUDO.

Dois jovens vivem nas ruas de Portland no meio das drogas e da prostituição. Scott Favor (Keanu Reeves) é um jovem rico e rebelde que só quer envergonhar sua família. Mikey Waters sofre de narcolepsia e é apaixonado por Scott. Eles decidem viajar para a Itália em busca da mãe perdida de Mikey.

A estética do filme é linda. Inclusive, ouvi boatos de que o ensaio fotográfico de divulgação do filme inspirou Akimi Yoshida no design dos protagonistas de Banana Fish.


Apesar de bonito, o filme é pesado e triste. Não espere romance, só espere sofrimento. Mikey é pobre e está nas ruas desde criança; seu sonho é conhecer sua mãe. Scott é rico, porém mimado e rebelde. Ele faz de tudo para provocar a família e usa Mikey e outros garotos em situação de rua para se infiltrar na miséria apenas por rebeldia.

A relação de amizade de Scott e Mike é bonita, mas, ao mesmo tempo, tóxica. É uma mistura de admiração e desprezo, amor e indiferença, parceria e traição.

Tenho dó do Mikey. Ele só queria ser amado e não merecia um amigo como Scott. Scott é um personagem com uma personalidade marcante, gostoso e provocativo, mas não deixa de ser desprezível como pessoa. E eu nem diria que é por conta dele se prostituir de propósito sendo rico e tendo condições de viver uma vida “normal”, mas sim pela forma como ele usa Mike.

No fim do filme, Scott volta para sua vidinha de rico e abandona Mike e todos os amigos da rua. No final, tudo aquilo era apenas uma diversão, enquanto, na perspectiva de Mike, era sua dura realidade.

Esse filme é esteticamente lindo, mas a história é sádica e triste, e o arco de Roma é basicamente aquele meme: “Início de um sonho” / “Deu tudo errado”.


VIDEO DA EDIT QUE MENCIONEI NAS CONSIDERAÇÕES A CIMA: 
https://www.youtube.com/watch?v=GVx3GrzB53Q





PARA VER O POST DA RESENHA NO INSTAGRAM CLIQUE AQUI


Comentários