RESENHA: O IMORALISTA

O IMORALISTA 🤫🤨🏳️‍🌈❓

LEGALZINHO

Anyway, peguei esse livro pensando que ia ser algum tipo de romance clichê entre um jovem casado de educação rígida e um adolescente árabe em meio à África selvagem. Pelo menos é isso que a sinopse dá a entender. Porém, ele foi bem diferente das minhas expectativas. É claro que esperar um romance gay clichê de um livro escrito em 1902 é meio que querer demais.

Mas resumindo, o protagonista, Michel, é um jovem todo certinho, vindo de família rígida e erudita, que nunca deu muita importância às tentações da carne e sempre foi alguém que nunca olhou para dentro de si e para seus desejos, vivendo uma vida conforme o script passado pela sociedade. Michel se casa com uma moça que o ama perdidamente, e ele também a ama, porém o amor que ele sente é algo mais como admiração e respeito.

Então, em um momento do livro, Michel e a esposa viajam para a África, e ele fica muito doente e quase vai de arrasta pra cima. Nessa experiência de quase morte, estando em um lugar totalmente estranho e com uma cultura diferente de tudo que ele já tinha vivido, Michel, ao observar um jovem árabe com uma beleza selvagem e uma inocência não tão inocente, começa a refletir sobre o propósito da sua existência e sobre os seus verdadeiros desejos e sentimentos internos. A partir daí, meio que acontece um boom na mente do personagem. Ele claramente é gay ou bissexual, mas reprimiu isso a vida toda. Então, após quase morrer, ele sai em viagem pelo mundo e fica observando e filosofando sobre vários homens e garotos que ele conhece nessa jornada, sobre os quais ele secretamente queria dar, mas, como ele é casado, ele só fica filosofando sobre isso mesmo.

Sempre aparece um novo personagem na história sobre o qual você pensa "agora vai, eles vão se pegar", mas são personagens que, no princípio, parecem que vão ter uma grande relevância na história, mas apenas dão corda para os pensamentos do protagonista e depois somem da história.

E é isso. O livro tem reflexões legais, mas, as vezes fica um pouco maçante e da a sensação que a história não vai dar em lugar algum...








PARA VER O POST DA RESENHA NO INSTAGRAM CLIQUE AQUI

Comentários